Durante todo o período de amadurecimento, as mulheres sofrem diversas mudanças hormonais e físicas e a primeira transa é um momento cheio de dúvidas e inseguranças que atinge a maioria das adolescentes. Por isso, o ginecologista do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Maurício Sobral, listou alguns mitos e verdades para desmistificar as lendas sobre o assunto, confira:
- É possível engravidar na primeira vez? VERDADE. Assim como em todas as relações sexuais que envolvam penetração, existe sim a possibilidade de engravidar. Durante a relação sexual há uma eliminação de fluido pré-ejaculatório com espermatozoides, que pode acabar em gravidez.
- Sempre ocorre sangramento na primeira transa? MITO. É comum o hímen não se romper na primeira vez, em muitos casos o rompimento só acontece depois de duas ou três transas. A lubrificação da vagina antes do sexo também influenciar a não sangrar. Além disso, 20% das mulheres têm o hímen complacente (quando ele tem muita elasticidade e volta ao normal depois do ato sexual), que não se rompe durante o sexo, logo, não causa sangramento.
- O corpo muda após a primeira vez? MITO. Muitas pessoas dizem que após a primeira transa os seios e quadris aumentam e a mulher também pode ganhar peso,porém como muitas meninas têm a primeira relação durante a adolescência, há uma coincidência sobre as modificações naturais do corpo que acontecem devido a produção de um hormônio feminino chamado estrogênio, que age a partir da puberdade e não da primeira vez.
- É normal sentir dor na primeira transa? VERDADE. É natural sentir um pouco de dor quando se inicia a vida sexual, por seruma situação nova, a ansiedade acaba causando redução da lubrificação vaginal e contração de toda a musculatura do períneo (o conjunto de músculos que ficam ao redor da vagina e do ânus), que tornam a penetração mais difícil. Além disso, a ruptura do hímen também pode gerar dor para algumas meninas. Com o passar o tempo o desconforto tende a passar.
- A camisinha é 100% segura? MITO. Nenhum método contraceptivo é totalmente seguro e para não correr riscos é importante consultar um ginecologista para combinar o uso do anticoncepcional e camisinha ao mesmo tempo, assim as chances de engravidar serão menores. Porém vale ressaltar que o preservativo ainda é a melhor maneira de prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
- É possível contrair DST’s durante a primeira transa? VERDADE. O esperma ou sêmen é constituído por espermatozoides e por líquidos quepodem causar doenças, incluindo o HIV, vírus que causa a aids, mesmo que seja durante a primeira vez.
fonte:http://www.cenariomt.com.br/